Search
Close this search box.

Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Laranja: você sabe como as cores são definidas nas campanhas mensais?

A cada ano que passa mais uma cor chega para colorir o nosso calendário anual. O objetivo principal é marketing: chamar a sua atenção para temas de saúde de relevância global. Essa foi a estratégia encontrada por muitas sociedades médicas e organizações de saúde para conscientizar a população sobre o perigo de algumas doenças e incentivar ações de prevenção e acesso a tratamentos. O objetivo é nobre e muito importante, mas, claro, há muito interesse mercadológico envolvido.

Não existe um calendário oficial, mas atualmente já temos cores para cada um dos meses do ano, em alguns deles até mais de uma. Em geral, a escolha da cor e do tema é feita pelas associações médicas e seus times de publicidade, para dar visibilidade às suas causas. Quem desenvolve a melhor estratégia de divulgação acaba fixando melhor a sua cor no imaginário da população e ganhando relevância todos os anos para a causa.

As cores são elementos de fácil associação e fixação na memória, facilitando a comunicação com pessoas de diferentes classes sociais.

Os meses de outubro e de novembro são os mais conhecidos da população brasileira, porque focam em duas doenças que atingem milhares de pessoas todos os anos: o câncer de mama (rosa) e o câncer de próstata (azul), respectivamente.

Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, nos anos 1990, para sensibilizar para a necessidade de diagnóstico precoce do câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. O laço cor-de-rosa, símbolo da data, foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura que ocorreu em 1990, em Nova York, por simbolizar a feminilidade.

Já o Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, chamado de Movember. No Brasil, a campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008. Em vários países, os homens deixam crescer o bigode durante esse mês para dar visibilidade à importância do exame de próstata regular, que é a forma mais eficaz de diagnosticar o câncer precocemente.

 



LISTA DE CORES E MESES

Janeiro Verde: câncer de colo de útero ou glaucoma.

Fevereiro Roxo: doenças raras, leucemia, fibromialgia, Alzheimer e Lúpus.

Março Lilás: câncer colorretal.

Abril Lilás: autismo ou câncer de testículo.

Maio Vermelho: hepatite, melanoma ou câncer cerebral.

Junho Laranja ou Vermelho: escoliose, doenças de sangue, anemia ou leucemia.

Julho Verde: tumores ginecológicos, hepatites virais ou câncer de osso.

Agosto Laranja: saúde do homem, linfoma ou esclerose múltiplas.

Setembro Amarelo e Verde: saúde mental, câncer infanto-juvenil, câncer de pâncreas e doação de órgãos.

Outubro Rosa: câncer de mama, sífilis congênita ou psoríase.

Novembro Azul: câncer de próstata ou diabetes.

Dezembro Laranja e Vermelho: Aids, saúde da criança ou câncer de pele.

compartilhar:

tags:

alessandro acayaba de toledo

Advogado especializado em direito na saúde, com mais de vinte anos de experiência no setor de saúde suplementar e na consultoria a entidades e sociedades de especialidades médicas. 

notícas relacionadas