Search
Close this search box.

Empresas criam banco digital para operar esquema de reembolsos  fraudulentos contra planos de saúde 

Essa semana acompanhamos a repercussão do caso de um banco digital criado especificamente para emitir comprovantes para reembolsos fraudulentos. O esquema, segundo as investigações, envolve clínicas e laboratórios, movimentando um montante de cerca de R$18 milhões, em dois anos de funcionamento. A denúncia foi feita pela FenaSaúde, depois de grandes operadoras acionarem a Justiça.

Após as denúncias, a empresa encerrou suas atividades alegando “perseguição” por parte dos planos de saúde, e falta de recursos para arcar com os custos processuais. Vale destacar que o banco digital não tinha autorização do Banco Central para funcionar. Atualmente, são quatro ações tramitando na Justiça.

As clínicas e laboratórios faziam a captação de clientes e ao oferecerem os serviços informavam aos beneficiários que o custo seria arcado integralmente pelos planos de saúde, por meio do reembolso assistido. A equipe da clínica solicitava o login e senha dos clientes e informava que ficaria responsável por todo o trâmite burocrático. Nesses casos, eram os prestadores que pediam o reembolso em nome do beneficiário do plano. Caso a operadora ligasse para o usuário, ele já estava orientado a validar a operação.

É importante falarmos que a questão das fraudes é algo que vem movimentando o setor de planos de saúde. As empresas estão se mobilizando cada vez mais no sentido de investir em ferramentas e tecnologias capazes de coibir este tipo de crime. Neste caso, por exemplo, foi através da inteligência artificial que a fraude foi descoberta.

Toda essa estrutura mostra o poder e o alcance dessas quadrilhas. Somente no ano passado, a Polícia Civil de São Paulo fez uma operação de combate às fraudes contra planos de saúde em que cumpriu 49 mandados de busca e apreensão. As modalidades de golpes são as mais diversas e arrojadas.

Acredito que o alerta mais importante ao consumidor seja o cuidado com os seus próprios dados. Em hipótese alguma compartilhe login e senha. Este tipo de fraude é crime e nessa engrenagem a peça mais prejudicada é o próprio consumidor.

Recentemente fiz uma série do Papo com Acayaba, meu programa no YouTube, somente sobre Fraudes em Planos de Saúde. Acesse este link e assista a debates com grandes especialistas como o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Saldanha Palheiro; o presidente da ANS, Paulo Rebello; o relator do PL dos Planos de Saúde, o deputado Duarte Jr; a presidente da FenaSaúde, Vera Valente, entre outros.

alessandro acayaba de toledo

Advogado especializado em direito na saúde, com mais de vinte anos de experiência no setor de saúde suplementar e na consultoria a entidades e sociedades de especialidades médicas. 

notícas relacionadas