Search
Close this search box.

Dia Nacional do Genérico: após 25 anos de regulamentação, indústria responde por 37% do mercado farmacêutico no país

Dia 20 de maio comemora-se o Dia Nacional do Genérico. Após 25 anos de regulamentação, a indústria de medicamentos genéricos é responsável por pelo menos 37% de todo o mercado farmacêutico no Brasil. Nessas mais de duas décadas de sua promulgação, a Lei 9.787 viabilizou a produção e comercialização de medicamentos com patentes expiradas e ampliou o acesso ao tratamento de diversas doenças, possibilitando que milhares de brasileiros comprassem medicamentos pelo menos 40% mais baratos do que os medicamentos de referência.

A redução do valor do produto é possível porque os fabricantes não precisam investir em pesquisas e refazer estudos clínicos já feitos pela empresa original. A chegada dos genéricos incentivou a inovação, com concorrência entre fabricantes, e maior uso da tecnologia em favor da medicina.

É inegável o ganho conquistado nesses 25 anos. A população teve a possibilidade de dar continuidade aos tratamentos, sem grandes impactos no orçamento doméstico, e o país gerou milhões de postos de trabalho, fomentando a economia.

Podemos dizer que se tratou de um divisor de águas no setor de saúde, principalmente, nas políticas de controle de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e asma.

alessandro acayaba de toledo

Advogado especializado em direito na saúde, com mais de vinte anos de experiência no setor de saúde suplementar e na consultoria a entidades e sociedades de especialidades médicas. 

notícas relacionadas