Administradora de Benefícios é uma empresa que contrata e gerencia planos de saúde e planos odontológicos coletivos, por adesão ou empresariais.
O que é uma Administradora de Benefícios?
A Administradora de Benefícios é uma pessoa jurídica, devidamente regulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que atua como estipulante ou prestadora de serviço de empresas, órgãos públicos ou entidades representativas que desejam contratar um plano de saúde coletivo, auxiliando-os a proporcionar acesso à saúde a população a eles vinculada.
Por serem especializadas em planos de saúde coletivos, as Administradoras de Benefícios ampliam ainda mais o poder de negociação desses contratantes, na medida em que eles passam a ter maior compreensão sobre os direitos garantidos pela legislação que rege o setor, além de poderem contar com o suporte logístico e a infraestrutura de serviços que elas oferecem.
As Administradoras de Benefícios também podem prestar serviços relacionados ao benefício, desenvolvendo diversas atividades, tais como:
- avaliar o perfil dos associados da entidade representativa ou dos funcionários da empresa, identificar o plano mais adequado e sugerir modelo de gestão;
- prestar informações acerca dos direitos previstos na legislação de saúde suplementar para consumidores de planos de saúde coletivos;
- verificar os critérios de elegibilidade definidos pela empresa ou entidade representativa;
- apoiar a área de recursos humanos na gestão de benefícios do plano;
- definir com a empresa ou entidade representativa qual a rede de serviços de saúde e a área geográfica de interesse;
- controlar prazos de aceitação, devolução e reapresentação de propostas;
- receber as propostas de adesão;
- realizar a análise administrativa e documental das propostas;
- realizar a movimentação cadastral: inclusões, alterações e exclusões, de acordo com as regras previstas na legislação e no contrato;
- prestar suporte na emissão de boletos e no controle de pagamento das mensalidades;
- fazer a gestão dos arquivos físico e eletrônico das propostas e da documentação da movimentação cadastral;
- manter estrutura de ouvidoria e atendimento ao consumidor de plano de saúde coletivo;
- entregar o cartão de identificação do plano, o Manual de Orientação para Contratação de Plano de Saúde, o Guia de Leitura Contratual e a lista da rede de serviços de saúde.
Como surgiram as Administradoras de Benefícios
Buscando ampliar a regulação e caminhos mais seguros para o crescimento dos planos de saúde coletivos, a ANS criou, em 2009, a figura da Administradora de Benefícios. O termo caracteriza empresas devidamente registradas e habilitadas para viabilização e administração de planos coletivos para público vinculado a empresas ou entidades de classe profissionais tanto da iniciativa privada quanto do serviço público (conselhos profissionais, associações, sindicatos, caixas de assistência, entre outros). A administradora funciona como um braço de apoio dos clientes na relação com as operadoras de planos de saúde, sendo responsável por viabilizar, contratar e gerenciar benefícios coletivos.
Como trabalham as administradoras de benefícios?
Administradora de benefícios é a empresa que contrata e gerencia os planos coletivos de saúde e odontologia.
Como ela contrata?
A administradora faz parceria com as entidades de classe para reunir as pessoas em grupo, de acordo com a profissão ou área de atuação. Com a escala obtida por essa coletividade, a administradora negocia com as operadoras de saúde planos coletivos em condições especiais. Feita a negociação, a administradora oferece os planos às categorias profissionais.
Como ela defende os interesses dos clientes?
Depois da adesão, a administradora cuida do relacionamento com o cliente e representa seus interesses frente à operadora de saúde. Na hora do reajuste do plano, a administradora negocia com a operadora o menor aumento possível, sem comprometer a qualidade do benefício. A administradora também disponibiliza canais de atendimento e presta serviços que facilitam a utilização do plano.
Quais as vantagens de contratar um plano de saúde coletivo por adesão, por meio de uma administradora de benefícios?
- Acesso a planos com qualidade e economia.
- Produtos com coberturas mais amplas do que as exigidas pelas leis do setor.
- Canais de atendimento complementares, que facilitam a utilização do plano.
- O respaldo da administradora de benefícios, que representa os interesses do cliente perante a operadora de saúde.
- A segurança da entidade de classe, que legitima esse modelo de contratação coletiva juntamente com a administradora de benefícios e a operadora de saúde.