De acordo com a World Health Organization (OMS), a cada ano, mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida. Isso representa, em média, um caso a cada 40 segundos. É a quarta maior causa de morte em jovens entre 15 e 29 anos. De acordo com a própria OMS, a estigmatização e tabu são grandes obstáculos para a prevenção.
No início do ano é comum nos sentirmos mais dispostos à reflexões. Mas será que refletimos sobre nossa saúde mental? A campanha #JaneiroBranco tem esse objetivo. Reforçar a importância de estarmos atentos aos sinais e chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas.
Quero aproveitar o momento e falar sobre o trabalho do CVV – Centro de Valorização da Vida, um serviço voluntário gratuito, de apoio emocional e prevenção do suicídio, para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O atendimento é realizado 24 horas, pelo telefone 188, ou por chat, e-mail ou pessoalmente.
Nestes canais, são feitos mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.500 voluntários, presentes em 20 estados, além do Distrito Federal.
Quem cuida da mente. Cuida da vida!